S U G E S T Ã O 📣

Realize a transposição didática do material encontrado aqui. Você pode fazer em vários formatos para o desenvolvimento de suas aulas.

quinta-feira 27 2025

ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO GONÇALO

 

Hoje, dia 27 de novembro de 2025, comemoramos o Aniversário de Emancipação Política de nossa terra. São 157 anos existência municipal.


SIUPÉ - Onde Tudo Começou

 
IMAGEM: Canal Cuida! Bora viajar!

O distrito de Siupé está localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, e possui uma história e cultura ricas, especialmente ligadas à tradição e religiosidade.


🏡 Povoamento

O povoamento de Siupé está fortemente ligado à presença indígena do tronco Anacé. O início do povoamento português na região data do século XVI, com a chegada de Felipe Coelho Moraes por volta de 1563. O local se desenvolveu como um dos núcleos populacionais formados após a concessão das primeiras Sesmarias na década de 1680, juntamente com a sede de São Gonçalo. A história da comunidade também está ligada à Igreja de Nossa Senhora da Soledade, que, segundo a lenda, foi construída após uma aparição da santa em um pé de gameleira.


🎨 Cultura

A cultura de Siupé é marcada por sua fé católica e tradições históricas:

  • Religiosidade: A Cavalgada de Nossa Senhora da Soledade, que acontece anualmente em 7 de setembro da sede do município até Siupé, é um evento de grande expressão da fé local. O festejo da padroeira, Nossa Senhora da Soledade, é citado como uma das festas mais antigas do Ceará, reconhecida por sua tradição e valor histórico.

  • Patrimônio: A Igreja de Nossa Senhora da Soledade é um templo do século XVIII e um importante patrimônio histórico, embora tenha sofrido com o descaso ao longo do tempo.

  • Arte: Há iniciativas como o projeto "Siupé Arte todas as tribos", que busca promover a arte e cultura, valorizando a história local e a inclusão social através de diversas formas de expressão artística.


🏖️ Turismo, Esporte e Economia

  • Economia: A principal atividade econômica para grande parte dos moradores de Siupé é a agricultura. O município de São Gonçalo do Amarante como um todo tem se destacado nacionalmente pelo crescimento econômico, impulsionado por grandes empreendimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), mas o perfil econômico de Siupé é mais tradicional e rural. No contexto turístico municipal, a Barragem do Siupé é mencionada como um ponto turístico.

  • Esporte: Embora o município de São Gonçalo do Amarante possua referências no esporte, como o São Gonçalo Futsal e times de futebol como Planalto, Parada e Olímpico, não há informações específicas detalhadas sobre as atividades esportivas no distrito de Siupé nos resultados da busca.


🗓️ Criação do Distrito e Etimologia

📅 Criação do Distrito

O distrito de Siupé é um dos 8 distritos que compõem o município de São Gonçalo do Amarante (além da sede).

  • Data e Lei: A data e a lei específica de criação do distrito de Siupé não foram encontradas nos resultados da busca de forma isolada. No entanto, é citado em documentos posteriores, como a Lei Estadual n.º 11.207, de 23 de julho de 1986, que criou o distrito de Taíba desmembrando territórios de Siupé e Pecém. A Lei Municipal n.º 860/2006 também estabelece novos limites de zona urbana para o distrito de Siupé. O IBGE indica que, na divisão territorial datada de 2013 e 2022, o município é composto pelo distrito de Siupé.

📜 Etimologia (Origem do Nome)

O nome Siupé é uma palavra de origem indígena (tupi-guarani).

  • Significado: Significa literalmente "a trilha da caça".

  • Gentílico: O gentílico para os habitantes do distrito é siupeense.

OUTRO HISTÓRICO


(...)

O Siupé nasce dos Anacés, então alguns historiadores consideram o distrito como um dos pontos iniciais da fundação de São Gonçalo do Amarante. Acredita-se que a construção da igreja de Siupé tenha ocorrido entre os anos de 1730 e 1737, em terras doadas ao Sargento-mor Antônio Marques Leito. Também, a partir de 1737, foram encontrados indícios de atos litúrgicos como batizados, casamentos e enterros nos livros da igreja.

Os mais antigos moradores contam que, devido a uma aparição de Nossa Senhora num pé de gameleira que havia no local, ele foi escolhido para a construção de uma Capela. Ali, estão enterrados muitos padres.

Em 1741, o Sargento-mor e sua mulher Apolônia da Costa realizaram o aumento do patrimônio da igreja. Hoje o patrimônio é protegido pelo Tombo Estadual, segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 21.308 de 13 de março de 1991.

O Siupé se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Soledade. Lugar pacato, em que a vizinhança ainda consegue colocar, no fim de tarde, cadeiras à beira das calçadas e observar o movimento da cidade enquanto conversa sobre a vida. Não há morador que não se orgulhe de pertencer ao distrito.

FONTE: Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante




FONTE: Canal Cuida! Bora viajar!