PADROEIRO DO MUNICÍPIO
🕊️ Biografia de São Gonçalo de Amarante
Gonçalo de Amarante (c. 1187 – 10 de janeiro de 1262) foi um sacerdote dominicano português, conhecido pela sua profunda devoção e popularidade, que se espalhou a partir do norte de Portugal.
👶 Origem e Formação
Nascimento: Cerca de 1187, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, no norte de Portugal.
Família: Pertencia à nobre família dos Pereiras.
Vida Religiosa: Sentiu o chamado ao sacerdócio cedo. Passou pela formação no Convento Beneditino e foi ordenado em Braga. Tornou-se abade em São Paio de Riba Vizela.
🌍 Peregrinações e Regresso
Viagens: Fez importantes peregrinações, visitando Roma (túmulos de São Pedro e São Paulo) e a Terra Santa, enriquecendo sua vida espiritual.
Retorno e Vocação: Ao regressar das peregrinações, encontrou dificuldades com a paróquia que administrava (algumas fontes citam um sobrinho que se recusou a devolver-lhe a posse). Buscando aprofundamento na vida religiosa e com um ardor missionário renovado, ele fez o discernimento e ingressou na Ordem dos Dominicanos (daí a designação "Frei").
⛪ O Apóstolo de Amarante
Missão em Amarante: Foi enviado para a cidade de Amarante (no distrito do Porto) para fundar uma casa da Ordem Dominicana.
Obras e Devotamento: É considerado por muitos um segundo fundador da cidade. Foi responsável pela edificação da Capela de Nossa Senhora da Assunção sobre o rio Tâmega. Ele era um protetor incansável dos humildes, dedicando-se a auxiliar os necessitados e enfermos.
Morte: Faleceu em Amarante, em 10 de janeiro de 1262.
🙏 Culto e Devoção Popular
Beatificação: O Papa Júlio III permitiu seu culto público em 1551, e este foi confirmado por Pio IV em 1561, sendo Gonçalo de Amarante considerado Beato. No entanto, devido à sua grande devoção popular, é tradicionalmente invocado e conhecido como "São" Gonçalo de Amarante.
Fama e Milagres: Ainda em vida, ganhou a fama de milagreiro e, popularmente, de "casamenteiro" (à semelhança de Santo Antônio de Pádua). A lenda diz que as mulheres que tocarem seu túmulo em Amarante terão casamento garantido. Também é tido como patrono dos violeiros e protetor contra problemas de fertilidade masculina.
Espalhamento do Culto: Sua devoção se difundiu rapidamente, espalhando-se pelos domínios ultramarinos de Portugal, incluindo o Brasil, onde é padroeiro de várias cidades homónimas (como São Gonçalo do Amarante/RN e São Gonçalo/RJ, entre outras).
Amarante já existia por volta do ano de 1200, mas foi elevada oficialmente à cidade somente em 1985. A área urbana da cidade forma belos cenários com seus belos prédios históricos e igrejas, ás margens do rio Tâmega, cortado pela ponte.
Situada entre Peso da Régua (no vale do Rio Douro) e Guimarães, a cidade de Amarante é uma parada obrigatória em um roteiro de carro no Norte de Portugal.
A cidade de Amarante é pequena e os pontos turísticos, ficam quase todos concentrados no centro histórico. Estacione o carro no Parque Ribeirinho, e conheça as atrações caminhando.
Atravessando a ponte de São Gonçalo, principal ponto turístico da cidade, você chegar ao centro histórico de Amarante, repleto de igrejas e belas construções.
IGREJA DE SÃO GONÇALO EM PORTUGAL


